Ata da 59ª Reunião do Conselho de Cidadãos Brasileiros, em Buenos Aires
Aos 29 dias do mês de junho de 2012, realizou-se, na sede do Consulado-Geral do Brasil, a 59ª Reunião do Conselho de Cidadãos Brasileiros residentes em Buenos Aires, presidida por mim, Gladys Ann Garry Facó, Cônsul-Geral, e à qual estiveram presentes os Conselheiros Sergina da Boa Morte, Elizabeth Gebhardt, José Carlos Caino de Oliveira e Paula Gandolfi , além das novas integrantes do Conselho, Egle Aparecida Mamede da Silva e Juliana Cavalieri. Participaram da reunião também o Conselheiro Carlos Penna, a Primeira-Secretária Ana Beatriz Nunes e, como representante da Embaixada do Brasil nesta capital, o Primeiro-Secretário Aurimar Jacobino de Barros Nunes.
Após a abertura dos trabalhos e apresentação das novas Conselheiras, fiz um breve resumo do trabalho desenvolvido por este Consulado, tendo em vista informar as novas integrantes do Conselho, bem como reiterar a todos a importância dos Conselheiros como multiplicadores de informação dentre os brasileiros de seu entorno. Surgiram algumas dúvidas pontuais, que tive satisfação em esclarecer. Tomei nota do interesse despertado pelos Acordos de Previdência Social entre Argentina e Brasil, bem como da sugestão de incluir na página deste Consulado breve informação sobre o tema.
Instei os participantes do Conselho a relatar as atividades que vêm sendo desenvolvidas com membros da comunidade. A Sra. Sergina da Boa Morte, da Associação Cultural “A Turma da Bahiana”, informou o interesse da Casa Nacional del Bicentenario em promover celebração da data nacional brasileira . A Sra. Juliana Cavalieri discorreu sobre sua experiência como professora da Univeridade de Palermo, onde conta com diversos alunos brasileiros. A Sra. Hegle Mamede ressaltou a importância do idioma como o maior patrimônio intangível de nossa cultura, e sublinhou a contaminação pelo idioma espanhol verificada em muitos dos brasileiros aqui residentes. Mencionou a possibilidade de buscar elaborar, no âmbito da FUNCEB (órgão do qual é Diretora), curso de português para brasileiros adultos residentes na Argentina. A Sra. Elizabeth Gerbhardt expressou seu interesse pessoal, bem como o interesse de várias escolas que conhece na zona norte de Buenos Aires – notadamente em San Isidro –, no ensino do português como idioma extracurricular.
O Sr. José Carlos Caino sugeriu que as diretrizes e prioridades do Conselho fossem sistematizadas, e propôs que os Conselheiros trabalhassem na elaboração de documento-base de propostas para a comunidade brasileira em Buenos Aires.
Discorri sobre as peculiaridades do Conselho de Cidadãos em uma cidade como Buenos Aires, onde a língua não é obstáculo à integração e tampouco há dificuldades referentes à política migratória. Assenti com a conveniência de que os Conselheiros possam reunir-se para sistematizar atividades relativas à comunidade brasileira, em reuniões independentes dos encontros periódicos por mim convocados.
A Sra. Sergina da Boa Morte circulou entre os presentes folheto informativo das atividades de sua Associação Cultural, que participará das festividades do Dia da Criança (05 de agosto) organizadas pelo Município de Buenos Aires, evento ao qual convidou todos a participar.
O Sec. Aurimar de Barros Nunes, como representante da Embaixada e encarregado dos Setores de Cooperação Jurídica e Educacional, colocou-se à disposição da comunidade brasileira para orientação. Comentou acerca de existência de nove escolas públicas de Buenos Aires que incluem em seu currículo o ensino do português. A estes alunos da rede pública bonaerense é brindada uma visita guiada à Embaixada, que, sugeriu, poderia ser duplicada para crianças da comunidade brasileira local.
Nada mais havendo a tratar, dei por encerrada a reunião e determinei a confecção de ata e a sua posterior publicidade.
Gladys Ann Garry Facó, Cônsul-Geral, Presidente do Conselho
Egle Aparecida Mamede da Silva
Elizabeth de Souza Gebhardt,
José Carlos Caino de Oliveira,
Juliana Cavaleri.
Paula Gandolfi,
Sergina da Boa Morte,
e Aurimar Jacobino de Barros Nunes, em representação da Embaixada do Brasil.
http://www.conbrasil.org.ar/CONSBRASIL/conselho.asp